Convenção coletiva 2024/2025 define reajuste salarial de 3,7% para médicos-veterinários
12 de setembro de 2024
Somos contra o Projeto de Lei (PL) nº 3665/2024
30 de setembro de 2024
12 de setembro de 2024
Somos contra o Projeto de Lei (PL) nº 3665/2024
30 de setembro de 2024

O que é a escala 12×36?

O que é a escala 12x36?

A escala 12x36 é um modelo de jornada de trabalho onde o trabalhador cumpre 12 horas seguidas de trabalho e, em seguida, descansa por 36 horas. Esse tipo de escala foi regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 2017, após a Reforma Trabalhista. É bastante comum em setores que necessitam de cobertura contínua, como saúde, segurança e vigilância.

Como funciona a escala 12x36?

• Turnos de 12 horas: O trabalhador realiza um turno de 12 horas consecutivas.
  • Descanso de 36 horas: Após completar o turno, o trabalhador tem direito a 36 horas de descanso.
  • Intervalo para refeição: Durante o turno de 12 horas, o trabalhador tem direito a um intervalo de 1 hora para refeição e descanso.

Exemplos de profissões que utilizam a escala 12x36:

• Médicos plantonistas: Profissionais que trabalham em hospitais e precisam estar disponíveis para emergências.
  • Enfermeiros: Trabalhadores da área de saúde que prestam cuidados contínuos aos pacientes.
  • Motoristas de ambulância: Profissionais responsáveis pelo transporte de pacientes em situações de emergência.
  • Policiais: Agentes de segurança pública que precisam garantir a ordem e a segurança da população.
  • Bombeiros: Profissionais que atuam no combate a incêndios e no resgate de vítimas.
  • Seguranças: Trabalhadores que protegem propriedades e pessoas em locais como empresas e eventos.

Regras e regulamentações da escala 12x36:

• Acordo por escrito: A adoção da escala 12x36 deve ser formalizada por meio de um acordo por escrito entre o empregado e o empregador.
  • Convenção coletiva ou acordo coletivo: A escala também pode ser estabelecida através de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, negociados entre sindicatos e empregadores.
  • Compensação de horas: Em alguns casos, pode haver a necessidade de compensação de horas extras, dependendo do acordo estabelecido.

A escala 12x36 oferece vantagens tanto para os empregadores, que conseguem manter a operação contínua, quanto para os trabalhadores, que têm períodos mais longos de descanso. No entanto, é importante que as condições de trabalho sejam adequadas para garantir a saúde e o bem-estar dos profissionais.