Dia do Médico Veterinário 09/09
9 de setembro de 2022NOTA DE FALECIMENTO
26 de setembro de 2022Evento ocorrerá nesta terça-feira (20), nos canais digitais do MCTI, a partir das 17h30
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da RedeVírus MCTI, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) apresentam nesta terça-feira (20), às 17h30, a cartilha ‘Monkeypox em Animais’. O evento terá transmissão on-line nos canais digitais do MCTI.
O conteúdo é destinado a orientar médicos-veterinários de todo o País sobre procedimentos para atuação frente a possíveis casos de Monkeypox (também conhecida como Varíola dos Macacos ou Varíola Símia) causada pelo vírus monkeypox em animais. As orientações envolvem a identificação da doença em animais, laboratórios de apoio da rede PREVIR-MCTI para encaminhamento de material para diagnóstico, prevenção e notificação dos casos suspeitos às equipes de saúde locais.
Após o lançamento, a cartilha estará disponível na plataforma do CRMV-SP.
Casos confirmados
O primeiro caso de Monkeypox em animais no Brasil foi confirmado em agosto, em um cachorro na região de Juiz de Fora (MG). Outro caso similar já havia sido relatado na França, fazendo com que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (em inglês Centers for Disease Control and Prevention – CDC) dos Estados Unidos incluísse cães e gatos na lista de espécies que podem ser infectadas.
A transmissão ocorre por contato direto ou indireto com o paciente (humano ou animal infectado), através do sangue, fluídos corpóreos, ou contato com as lesões (vesículas, bolhas ou pústulas).
Além das lesões na pele, o animal infectado também pode apresentar inapetência, letargia, secreções nasais ou oculares, tosse, febre, edema e prurido.
Evento ocorrerá nesta terça-feira (20), nos canais digitais do MCTI, a partir das 17h30