VIII ENCONTRO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
5 de janeiro de 2022Desmistificando Mitos
13 de janeiro de 2022A caixa de areia é uma ótima opção para os gatos fazerem suas necessidades. Só o fato de terem um lugar apropriado já descarta a possibilidade de o gatinho sair de casa para isso. O segredo está em escolher o tipo do material higiênico para usar na caixa. Será que o granulado de madeira para gatos é bom?
Como o granulado de madeira é feito?
Quando adquirimos um produto para nossos pets, é importante que a gente saiba sua origem e como ele é feito. No caso dos granulados higiênicos, eles são 100% de material orgânico e sustentável.
Existem diversos tipos de madeira de árvores de reflorestamento que podem ser a base do granulado de madeira, entre elas a espécie Pinus. Dela, se aproveitam as lascas que se formam quando as fábricas de móveis processam as toras para ficarem lisinhas.
Essas lascas, chamadas de maravalhas, são compactadas em formato de cápsulas, resultando no granulado. Confira a seguir como fazer granulado de madeira para gatos:
- as lascas são recolhidas nas madeireiras;
- confere-se o teor de umidade, que deve estar abaixo de 8%;
- a maravalha é moída;
- passa por um processo de homogeneização de umidade;
- o material é compactado em grânulo;
- passa por resfriamento através de choque térmico;
- é peneirado;
- é embalado e vai para a logística até chegar no consumidor.
Vantagens e desvantagens do granulado para gatos
Mesmo sabendo a sua composição e como é feito, será que é possível afirmar que o granulado de madeira para gatos é bom? Para responder a essa pergunta, o ideal é que outras sejam respondidas antes.
Antes de optar pelo granulado, reflita sobre o seu cotidiano, suas expectativas em relação ao produto e as especificidades do seu pet, como o comportamento e o ambiente onde o bichano faz as necessidades. Os pontos abaixo podem te ajudar a decidir sobre a sua aquisição:
- é bom para seu pet;
- atende às suas expectativas;
- é vantajoso para seu bolso;
- é suficiente para deixar sua casa limpa;
- é bom para a natureza.
Como você viu, o granulado de madeira para gatos é bom quando atende não só ao pet, mas também ao seu entorno: você e o meio ambiente. Afinal, estamos conectados e o que fazemos reflete no mundo em que vivemos.
Pensando sob o aspecto ecológico, o granulado de madeira para gatos é bom por ser um produto biodegradável, o que facilita muito o seu descarte. Outro ponto positivo é que a madeira não permite levantar poeira ou empossar líquido proveniente da urina do gatinho.
Porém, antes de ir adquirir o produto é preciso saber como limpar o granulado de madeira para gatos. Sobre isso, é importante ressaltar que o material precisa ser diariamente peneirado para retirar os dejetos. Isso pode não ser viável para tutores que passam muito tempo fora de casa.
Leia mais em petz.com.br
Fonte: Petz.com.br
Postado por PETZ