Feromônios felinos: o que são e como usar os feromônios sintéticos como terapia comportamental

decisão judicial - mutirão de castração
Decisão judicial determina aprovação de mutirões de castração junto ao CRMV-SP
7 de abril de 2022
Pesquisa: As dores da medicina veterinária
8 de agosto de 2022
decisão judicial - mutirão de castração
Decisão judicial determina aprovação de mutirões de castração junto ao CRMV-SP
7 de abril de 2022
Pesquisa: As dores da medicina veterinária
8 de agosto de 2022

Algumas atitudes dos gatos podem não agradar muitos tutores. Entretanto, os feromônios felinos sintéticos podem ser indicados pelo Médico-Veterinário, auxiliando como terapia complementar na prevenção e correção de certos comportamentos em diversos casos

A utilização do feromônio sintético para gatos pode auxiliar na modificação do estado emocional do animal, reduzindo quadros de ansiedade e estresse, eliminando algumas situações indesejadas, como mordeduras e arranhaduras, além da marcação de território. Sua utilização também pode ser benéfica para as relações sociais, reduzindo brigas e facilitando a adaptação e convívio com outros animais.

Além dos benefícios que afetam de forma positiva o tutor, a utilização desses análogos sintéticos para os felinos pode contribuir e ser muito vantajosa em locais de atendimento veterinário. Neste caso, o controle do estado emocional do animal facilita a realização de procedimentos e torna o momento muito menos estressante para o animal, facilitando inclusive o diagnóstico e avaliação por parte do Médico-Veterinário.

Neste artigo iremos abordar detalhes sobre a relação entre os feromônios e o comportamento felino!

O que são os feromônios felinos

Os feromônios são compostos químicos biológicos e naturais, formados principalmente por ácidos graxos que geram odores específicos e sinais visuais (HENZEL e RAMOS, 2018).

Esses feromônios são secretados ao meio externo, de forma constante ou em locais e horários específicos, pelos diferentes tipos de glândulas presentes na pele do animal e certas membranas mucosas e juntam-se a outros fluídos corporais, como a urina. Isso produz respostas comportamentais e fisiológicas nos animais receptores da mesma espécie (HENZEL e RAMOS, 2018).

Como exemplo, podemos citar um gato que sente medo durante uma consulta veterinária. Ele poderá liberar feromônios de alarme. Assim, serão geradas respostas emocionais e inconscientes em outros gatos que adentrarem o local e detectarem os feromônios que estão presentes no ambiente.

Entretanto, há estímulos apaziguadores, como a aplicação de feromônio sintético para gatos e também a forma de manejo (atendimento cat friendly, por exemplo), além do fornecimento de petiscos e do controle de sons e odores de outros animais. Tudo isso pode amenizar reações adversas.

Veja matéria completa em portalvet.royalcanin.com.br

Por Royal Canin