Ser Veterinário
9 de setembro de 2021Nova variante de aftosa descoberta na África
27 de setembro de 2021O Materinha, como o chamavam carinhosamente, era sobrinho do Prof. Ernesto Antônio Matera, catedrático de Cirurgia na saudosa Faculdade de Medicina Veterinária da USP, ainda na Rua Pires da Mota, 159. Desde essa época, e depois da mudança da Faculdade para a Cidade Universitária, Antônio Matera conquistou com brilhantismo os títulos da carreira acadêmica do magistério superior, sendo marcante sua atuação não só como docente, mas também como pesquisador na área de Cirurgia e Obstetrícia veterinárias. Admirado pelos alunos, respeitado e elogiado pelos colegas, lembrar-nos-emos sempre do querido amigo Materinha, com aquela paciência ao lecionar técnica cirúrgica, ensinando os nós fundamentais da sutura, ou com aquele sorriso feliz, na hora do intervalo de aula para o café, ainda nos barracões, para os quais nos mudamos, quando saímos da Pires da Mota. Mais recentemente, fomos brindados pela companhia deste caro amigo, desde sua eleição para a nossa APAMVET. Viaje em paz, Caríssimo Antônio, Deus o receberá e estará sempre contigo. (JC.Panetta).
É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa a morte do médico-veterinário Antonio Matera, na manhã de hoje (16/09), em São Paulo. O profissional tinha 86 anos e faleceu devido a uma parada cardíaca. No hospital, foi diagnosticado com Covid-19.
Professor titular aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade São Paulo (FMVZ-SP) e patrono da 27ª cadeira da Academia Paulista de Medicina Veterinária (Apamvet), Matera fez parte do grupo de médicos-veterinários que lutou pela regulamentação da profissão e a consequente criação do Sistema CFMV/CRMVs (Conselho Federal de Medicina Veterinária/Conselhos Regionais de Medicina Veterinária).
Foi conselheiro efetivo do CRMV-SP no triênio 1969-1972 e fez parte da Comissão de Ética da autarquia entre 2002 e 2003. Dentre as conquistas da primeira gestão, está o início do registro dos profissionais e um acordo feito com a Polícia Federal para combater o charlatanismo e o exercício ilegal da Medicina Veterinária.
Leia a nota na íntegra na Plataforma CRMV-SP. Link na bio.
#PraCegoVer #PraTodosVerem
A imagem traz um fundo com um degradê de cores no tom cinza com os dizeres: Nota de pesar: Antonio Matera. A logomarca do Conselho está toda na cor preta no canto inferior direito.
1 Comment
Infelizmente a Medicina Veterinária perde mais um grande nome!!! Lamentamos profundamente e deixamos nossas sinceras condolências a todos os seus familiares amigos e alunos, Descanse em paz.